DOCUMENTAÇÃO BADIU.NET
GMoodle 1.2

 AnteriorPróximo

7 - Importar Moodle

Importação  manual
Importação  automática
Configurar performance de importação
Log de importação
Como operar a importação

Para alimentar a base de dados local, é necessário importar a base de dados remoto do Moodle. A importação faz um backup da base remota do Moodle na base local do GMoodle.

A importação pode ser feita manualmente ou de forma automática. A manual requer  escolher o website Moodle e os registros que se pretende importar. A automática é feita através do agendamento do url do cron no sistema operacional.

    A importação de dados da base do Moodle é uma das operações mais complexas do GMoodle. Pois, está suscetível a erros uma vez que lida com ambientes heterogêneos.  Sendo assim, toda a operação é registrada numa tabela de log. Assim, é possível monitorar a quantidade de cada registro importado, tempo de duração do processamento e  eventual ocorrência de erros.

Importação  manual

Para efetuar a importação manualmente, navegue no link Opções / Importar Moodle na barra de Menu.

Ao acessar, a primeira aba é sobre a importação manual.

Para importar a base de dados, preencha o formulário e clique no botão Importar.


Dados de Importação

Campo

Obrigatório Descrição
Registro Sim

Define os dados a serem importados.
Todos os Registros -  Importa todos os dados. Essa opção é útil para atualizar os registros já importados. Por exemplo, para atualizar as informações de curso ou usuário será necessário fazer a atualização. Essa opção leva mais tempo para ser processada. Antes de um registro ser inserida na base do GMoodle, primeiro é feito uma consulta para confirmar se já foi importado. Caso não for, será inserida. Caso contrário, será atualizada.

Novos Registros – Filtra apenas os novos registros na base do Moodle que ainda não foram importados para o GMoodle. Essa opção é mais rápida e deve ser utilizado na maioria dos casos. Deve ser utilizado principalmente  ao importar os registros  pela primeira vez .

Registros Editados – Filtra apenas os registros já importados que sofreram alguma alteração na base de dados do Moodle. Por exemplo, caso o nome do curso ou do usuário sofrer alguma alteração na base do Moodle, a base do GMoodle  fica com informações defasadas. Neste caso, essa opção de importação atualiza as alterações no GMoodle.  Essa opção não se aplica para os seguintes registros:

  • Recurso/Atividade
  • Perfil do usuário
  • Histórico de Acesso
Website Moodle Sim (Selecione pelo menos um) Website do Moodle em que a base de dados será importada
Itens Sim (Selecione pelo menos um)

Itens da base de dados do Moodle que devem ser importados


Importação  automática
Para efetuar a importação automática, basta configurar o arquivo de cron no agendador para ser executado periodicamente.
Por medida de segurança,  a execução do cron pode  ser restrita por  senha e IP do computador que onde será executado. Essa configuração deve ser feita no menu Opções / Configuração.  Por padrão, o cron já vem configurado com o IP do localhost: 127.0.0.1

Ao executar o cron, será processado a importação de dados de todos os websites Moodle cadastrados no GMoodle que estiverem configurados com o status do cron ativo.   Se alterar o status de cron para inativo, será excluído da lista de execução do cron.

    Para alterar o status do cron, basta clicar no link do status na tabela que lista os websites Moodle no aba de importação automática. Caso o status estiver inativo, será ativado. Se estiver ativado, ficara inativo.

Configurar performance de importação
Para aumentar a performance de importação de registro, é necessário afinar a configuração dos seguintes variáveis:

  • Quant. máxima de registro a ser importado
  • Quant. máxima de registro a ser importado por conexão
Essas configurações devem ser feitas no link Opções/Configuração na barra de  menu.
 
Limitar a quantidade de registro a ser importado evita sobrecarga do sistema.  Por exemplo, a importação de 100 mil pode levar  até 2,5 minutos caso não houver nenhuma falha.  Se houver inconsistência do dados na base do Moodle e o GMoodle for instalado com PostgreSQL, a importação de 100 mil registros pode levar até 1 hora.   O tempo de importação depende  da capacidade do servidor e largura de banda da conexão. Ao clicar no botão Importar, o processamento de importação é interrompido quando a quantidade limite for atingida em cada item. Assim, a importação de volume gigantescos de dados deve ser fatiada para aumentar a performance.

A segunda configuração limita a quantidade de registro a ser extraído de uma tabela da base do Moodle por conexão. Essa configuração faz a paginação da conexão. Por exemplo, para importar 100 mil registro da base do Moodle para a base do GMoodle, a performance aumenta ser for paginada  em 20 conexões, ou seja, extrair 5 mil registro a cada conexão. Desse modo, não haverá sobrecarga do sistema.



Log de importação

Log de importação é um recurso que registra os detalhes de importação de cada website Moodle. Oferece informação detalhado de quantidade de registro importado, registos consolidados atualizados, tempo de importação  e detalhe de erro caso ocorra alguma falha durante a importação.

Através dos registros do log, você pode examinar a frequência de atualização da base local do GMoodle. Caso tenha configurado o cron para ser executado periodicamente, o log lhe auxilia no monitoramento da execução do cron.

O processo de importação é um procedimento muito crítico. É muito susceptível ao erro. As causas mais comuns dos erros são:
  • Configuração errada da versão do Moodle;
  • Login e senha de conexão da base de Moodle  não conferem;
  • Base de dados do Moodle configurada para não aceitar conexão remota;
  • Inconsistência de dados nas tabelas da base de dados do Moodle;
  • Tempo máximo de duração de conexão (timeout) da base de dados do Moodle muito pequeno;
  • Falha de conexão devido a inconsistência da rede ou sobrecarga de acesso.

Bem, já deu para notar que a importação de dados depende muito do ambiente externo. Sendo assim, a avaliação detalhada dos erros do log possibilita identificar as causas para  adotar  as medidas adequadas. A maioria dos erros podem ser solucionados com ajustes nas configurações.

Como operar a importação

A primeira importação de dados  da base do Moodle para o GMoodle exige um cuidado especial.  Para garantir que todos os dados sejam importados, é necessário repetir a execução  da importação de novos registros até que todos os registros sejam transferidos para o GMoodle.
    O monitoramento da transferência deve ser feita através do log de importação. Quando todos os registros de um determinado item forem importados, a quantidade de importação será zero. Se no log aparecer que a quantidade de usuário importado for zero, significa que todos os usuários já foram transferidos. Neste caso, na próxima importação, desmarque o item usuário. Assim, esse item   será excluído da lista de processamento, o que torna a operação mais rápida.

    Os registros de log do Moodle (tabela mdl_log) são mais volumosos. Pois,   as primeiras importações podem levar mais tempo. A importação dever ser processada até que a quantidade importada seja  zero ou inferior a configuração da quantidade máxima de registro a ser importado.

    Se a tabela mdl_log do Moodle  tiver  milhões de registros, para acelerar o processo de importação, será necessário aumentar  o valor padrão da configuração das seguintes variáveis:
  • Quant. máxima de registro a ser importado
  • Quant. máxima de registro a ser importado por conexão
Há duas formas de importar os dados:
  • Importação manual
  • Importação  automática

Para importar todos os registros após o cadastros do website Moodle, é recomendável usar a importação manual para monitorar a importação de todos os registros principalmente quanto a base de dados tiver milhões de registros.  A importação manual oferece maior controle e performance na transferência inicial de dados.

     A importação automática deve ser configurada no  agendador para importar dados periodicamente. Por exemplo, pode ser executado todos os dias de madrugada ou também de hora em hora. A frequência depende do grau de necessidade de manter o GMoodle atualizado. É necessário agendar o cron para importar novos registros e registros editados. 


Anterior Próximo